Aonde seus Instintos lhe levarão?

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Licantropia Folclórica (A nossa besta interior).Parte I

Por Amanda “le loup-garou” Teixeira Santos


“Foi expulso dentre os filhos dos homens, o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; deram-lhe a comer erva como aos bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens e a quem quer constitui sobre ele”.
(Daniel, capitulo 5:20)

Introdução

Lycos/Lico (lobo), Antrhpos/Antros (homem)
Licantropo (Homem-Lobo, Lobisomem/Lupisomem)

Pelos antigos, também se eram usados “quantropia” ou “boantropia” quando a metamorfose varia para cão ou boi, sendo estes menos usais.

Em outras línguas:
Versipélio dos Romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werwolf dos saxões, o Wahrwolf dos germanos, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o Lobisomem da Península Ibérica e da América Central e do Sul, com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lubishome...

O que é licantropia
Licantropia é o nome cientifico e mais formal das metamorfoses de pessoas em animais, seja ela de maneira física ou mental. Geralmente a transformação da pessoa em lobo (mas pode variar), vulgarmente conhecida por nós como Lobisomens.

Origem da palavra e relatos Gregos
É sabido que relatos de metamorfoses remontam povos primitivos de varias localidades do globo, mas, a palavra Lincantropia, contudo, vem de registros gregos. É contado que Likaon/Lycaon, rei de Arcádia (terra celebrada pelos poetas gregos, onde se situavam terras belíssimas e seres fantásticos) duvidando da divindade de Zeus (Júpiter pelos romanos) convidou o deus para um banquete em seu palácio e secretamente serviu carne humana, pensando em enganar o todo poderoso. Zeus ofendido por tamanha afronta, puniu Lycaon transformando-o em lobo...

“Em vão, tentou falar; a partir daquele momento
sua boca espirava espuma e tinha sede
de sangue, enquanto vagava entre rebanhos
e suspirava por matanças.
Suas roupas transformaram-se em pêlos,
Seus membros ficaram atrofiados.
Um lobo, mas ainda mantendo parte de sua expressão anterior,
Grisalho como antes, sua fisionomia, furiosa,
Seus olhos brilham selvagemente, a imagem da fúria.”
(Ovídio, Metamorfoses)


Outras histórias sobre Lycaon são os relatos de Plínio e Agriopas. Plínio relata em Evanthes que durante o festival de Júpiter Lycaeus, um membro da família Antaeus foi escolhido aleatoriamente e conduzido ao lago Arcadiano. Ali ele retirou suas vestes e ao entrar na água transformou-se em lobo. Nove anos depois, se não tivesse provado carne humana, poderia nadar no lago e retomar sua forma anterior. Já no relato de Agriopas, Damaeneteus ao ter assistido um sacrifício humano em Arcádia, no qual Júpiter Lycaeus comeu a carne, transformou-se em lobo e vagou por dez anos, depois voltou à forma humana e participou dos Jogos Olímpicos.

Também é possível verificar a metamorfose de homens em lobos nos relatos de Heródoto, entre outros historiadores da Antiguidade. Nas palavras de Herótodo: “Parece que os Neuri* são feiticeiros, se alguém acredita nos citas e nos gregos estabelecidos na Cítia, pois cada Neurian transforma-se, uma vez por ano, na forma de um lobo e permanece nesta forma durante vários dias, depois dos quais retorna à sua forma anterior” (Lib. IV. C. 105). E de acordo com Pomponius Mela: “Existe um período especifico para que cada Neurian se transforme, se quiser, em lobos, retomando em seguida à sua condição anterior.” (Lib. II. C. 1).

*Neuri, também conhecidos como Neuros.
Esses são apenas os relatos gregos, da onde vieram à definição atual. Mas povos muito mais antigos têm seus relatos e lendas. É interessante notar que o mito da metamorfose é um mito global!!! Cada região tinha um animal em especial fora o lobo, sendo a hiena na África, o urso e o javali na Europa, o tigre na Ásia...A figura do lobo se tornou universal porque na antiguidade o lobo ocupava grandes territórios, cujos espécimes se estendiam das Américas a Oceania*.

*O lobo cinzento na América Norte e Central, Europa e Rússia. O lobo ibérico na Europa. Espécies de lobo extintos no Egito e no Japão. O lobo guará na América do Sul e os dingos na Austrália. Entre outras espécies espalhadas pelo globo.

Há muito tempo atrás ...
“Se viver com lobos, uive como um lobo”.
(Provérbio russo)

Nas crenças primitivas, tais como o xamanismo, a relação Homem e Natureza é estreita, e os aspectos naturais estão intimamente ligados as praticas religiosas. São comuns relatos de sacerdotes e xamãs que incorporavam espíritos de animais ou rezavam por seu auxilio num ritual ou num ato de cura. Também é possível verificar a adoração pelos animais nas imagens chamadas “Totens”...Cada pessoa tem um animal totem que a auxilia de alguma forma pela vida. Também vemos nesses povos, visivelmente nos índios norte-americanos, que cada pessoa aspirava um aspecto animal para si e que os personificavam (como nos nomes indígenas: Coiote Louco, Touro Sentado, etc).
Nesse caso, os animais eram reverenciados e normalmente atribuídos a coisas boas...Ter algum aspecto animal costumava ser visto como uma benção e não uma maldição.
Nas suas diversas atribuições, o lobo, por exemplo, era visto como símbolo de sabedoria e era visto como o “professor”. Pois na observação desses povos, o lobo ensinava a viver com a família e a comunidade e ao mesmo tempo manter a identidade individual. Também eram vistos como guias do mundo espiritual. A imagem do lobo por estes povos também está fortemente associada à proteção da Mãe Natureza, onde o lobo é visto como guardião.

Na antiguidade com uma Europa diversificada em crenças, cada povo atribuía aos animais aspectos e simbolismos bons e maus. Certos animais eram representantes de algum deus, como Loki que se transforma num salmão, o corvo que representava Morrighan e etc. A metamorfose e a metempsicose* eram largamente usadas pelos sacerdotes e feiticeiros. Havia muitos métodos de transformação, os mais difundidos eram: ter um pedaço do coro do animal como vestimenta ou acessório que se usado transforma a pessoa no animal, passar um ungüento especial pelo corpo e começar a imitar um animal.

*Metempsicose. Doutrina baseada na gradação entre animais e homens, onde é possível uma possessão/transmigração da alma do homem num animal e vise-versa, através de um ritual ou da reencarnação.

Também nos tempos antigos, o lobo estava associado com a mulher. Conhecidas também como “She-Wolf”, era a representação da mulher livre, independente e ativa. Normalmente poderosas guerreiras e/ou sabias feiticeiras. Estas mulheres eram conhecidas na América Norte e Central e Europa (os nórdicos a chamavam de “VARGYNJER”). Também leva em conta a figura da mulher madura e sedutora, do qual temos a expressão contemporânea “idade da loba”. Sabe-se, por exemplo, que segundo os celtas, a Rainha Maeve (rainha irlandesa celta reinou em Connacht e pertenceu ao Ciclo de Ulster), cujo nome significa “mulher ébria” ou “rainha-loba”, era cultuada como Deusa da guerra por seu desempenho nas batalhas e por exercer um forte fascínio, principalmente sexual. Na tradição portuguesa e galega, outro aspecto feminino atribuído aos lobos era a peeira (ou fada dos lobos), jovens que se tornavam guardadoras e companheiras dos lobos, seriam as versões femininas dos Lobisomens e tem o poder de se comunicar e controlar alcatéias.

4 comentários:

Rodrigo disse...

belo post amigo !
eu gostaria de saber se vc tem algum livre que fale sobre a licantropia mistica abordada + seriamente se souber me deixa um email
rodrigosiqueira@rocketmail.com
obrigado !

Anônimo disse...

Sinceramente, um dos textos mais detalhados dobre a lenda lupina q já li, nos lembra até sobre o preconceito do lobo antigamente(e infelizmente, ainda há quem pense assim hoje)e consequentemente, creio q o mito do lobisomem herdou essa negatividade de épocas atrás.

Sempre fui da opinião q, para entender o personagem lobisomem, deve-se entender o comportamento dos lobos.

x disse...

Só achei um livro até hoje sobre licantropia em livraria, foi : Lobisomem - um tratado sobre casos de licantropia, de Sabine Baring-Gould.

shadow-wolf disse...

muito legal esse artigo...gostaria de discutir um pouco mais sobre o assunto...se puder adicionar...reinodanevoa@hotmail.com

Therian Brasil

Este espaço foi criado para difundirmos conceitos, elementos e características sobre a theriantropia.

Terminologia da palavra Theriantropia:
Do grego Therios (animal) + Anthropos (homem) = theriantropia.

Nota:Alguns textos tem seu conteúdo constantemente alterados, conforme a possibilidade.

Therian = individuo que acredita haver (ou ser) um animal dentro do seu EU(que pode ser emocional, espiritual ...ou qualquer outro).